Curso Correia Transportadora

Categoria:

Descrição

NOME TÉCNICO: CURSO APRIMORAMENTO SEGURANÇA NA OPERAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DE TRANSPORTADOR DE CORREIA – NBR 6177

Referência: 84505

O que é o curso de Correia Transportadora?
O curso de Correia Transportadora é uma formação técnica que tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem na área de manutenção e operação de sistemas de transporte de materiais por meio de correias.
A correia transportadora é um equipamento utilizado em diversos segmentos industriais, como mineração, siderurgia, construção civil, agricultura, entre outros. É responsável por transportar grandes volumes de materiais de um ponto a outro, de forma eficiente e segura.

O que são Correias Transportadoras?
Uma correia transportadora é um equipamento utilizado para movimentar materiais diversos em indústrias, mineradoras, portos, aeroportos, entre outros locais que necessitam de transporte de cargas. É um sistema de transporte contínuo que permite o deslocamento de grandes volumes de materiais de forma rápida e eficiente.
As correias transportadoras são compostas por uma estrutura metálica que suporta uma correia de borracha, PVC ou poliuretano. Essa correia é movimentada por um motor elétrico que aciona os roletes presentes na estrutura metálica. O material a ser transportado é colocado sobre a correia e é levado até o destino desejado.

Segundo a NR 12 preconiza, quais os requisitos mínimos que as correias transportadoras devem possuir?
Sistema de frenagem ao longo dos trechos em que haja acesso de trabalhadores;
Dispositivo que interrompa seu acionamento quando necessário;
Partida precedida de sinal sonoro audível em toda a área de operação que indique seu acionamento;
Sistema de proteção contra quedas de materiais, quando oferecer risco de acidentes aos trabalhadores que operem ou circulem em seu entorno;
Sistemas e passarelas que permitam que os trabalhos de manutenção sejam desenvolvidos de forma segura;
Passarelas com sistema de proteção contra queda ao longo de toda a extensão elevada onde possa haver circulação de trabalhadores; e
Sistema de travamento para ser utilizado nos serviços de manutenção.