Curso API RP 1188

Categoria:

Descrição

NOME TÉCNICO: CURSO APRIMORAMENTO GERENCIAMENTO DA INTEGRIDADE DOS OLEODUTOS API RP 1188 (HAZARDOUS LIQUID PIPELINE FACILITIES INTEGRITY MANAGEMENT)

Referência: 182956

Curso API RP 1188?
O objetivo do Curso API RP 1188  (Hazardous Liquid Pipeline Facilities Integrity Management) abrangem o gerenciamento de integridade das tubulações de líquidos perigosos em oleodutos. Fornece orientações sobre as determinações de impacto de área de alta consequência; a integração de dados; a identificação de ameaças; a avaliação de risco; a inspeção e reinspeção; as medidas preventivas e mitigadoras (preventive and mitigative measures – P&MM); e as medidas de desempenho. As instalações incluem os sistemas de tubulação do terminal e da estação de dutos dentro dos seus limites e inclui a tubulação fora do terreno.

Como funciona um Oleoduto?
O Oleoduto é um canal feito de tubos que transporta petróleo bruto ou produtos derivados do petróleo, como gasolina e diesel, de um lugar para outro. Eles são usados para transportar grandes quantidades de petróleo a longa distância, geralmente de campos de petróleo para refinarias ou portos.
O funcionamento de um oleoduto é relativamente simples. O petróleo é bombeado para dentro do tubo através de estações de bombeamento ao longo do caminho. Essas estações são equipadas com grandes motores que empurram o petróleo através do tubo em alta velocidade. O petróleo viaja a uma taxa constante até o final do oleoduto, onde é armazenado ou enviado para outra instalação.

Quais são os riscos associados ao transporte de petróleo por oleodutos?
Um dos principais riscos é o vazamento de petróleo, que pode ocorrer devido a falhas na estrutura do oleoduto ou a acidentes durante o transporte. O vazamento de petróleo pode causar danos ambientais significativos, afetando a fauna e flora da região afetada e prejudicando a saúde das pessoas que vivem na área.
Os oleodutos também podem ser alvo de ataques terroristas ou atos de sabotagem, o que pode causar danos ainda mais graves e colocar em risco a segurança das pessoas que vivem próximas aos oleodutos.