O que é universidade corporativa?

De forma simplificada, universidade corporativa é um conjunto de ferramentas, metodologias e ações que têm como finalidade desenvolver os conhecimentos técnicos, a inteligência emocional e as habilidades dos profissionais.

Seu objetivo é fornecer todos os recursos necessários para que os colaboradores se tornem mais qualificados para a realização de suas atividades e preparados para as demandas do mercado, como cursos, treinamentos, materiais ricos e conteúdos especializados.

Hoje em dia, muitas organizações têm investido em seus próprios programas para treinar e otimizar as capacitações de seu quadro de talentos. Nesse sentido, a universidade corporativa contribui significativamente, pois oferece um programa completo de aprendizagem contínua e evolução profissional.

Em geral, os treinamentos e cursos ministrados têm ligação com os interesses, estratégias e atividades da empresa em questão. Dessa forma, os conteúdos, aulas e materiais disponibilizados promovem a formação dos profissionais, conforme as funções exercidas no ambiente de trabalho.

Portanto, podemos afirmar que a universidade corporativa não se resume apenas ao desenvolvimento das habilidades, atitudes e competências relativas aos possíveis desafios empresariais. Ela também visa fazer abordagens segmentadas, trazendo conhecimentos específicos sobre o nicho de atuação e fornecendo as ferramentas para que os funcionários se transformem em verdadeiros profissionais.

Qual a importância da universidade corporativa?

Como você pôde entender até aqui, a capacitação profissional é um processo contínuo e que deve integrar a realidade do negócio, visto que o mercado está sempre se renovando, especialmente na era da transformação digital. Ou seja, para que a empresa acompanhe as mudanças no comportamento de consumo e se mantenha competitiva, é preciso investir ininterruptamente no intelecto de seus ativos humanos.

No entanto, para que o processo de capacitação seja produtivo e eficiente, é importante que ele não aconteça apenas esporadicamente. É fundamental que os gestores, juntamente do departamento de Recursos Humanos, desenvolvam um programa de desenvolvimento de pessoas, com a finalidade de que o crescimento seja contínuo e progressivo, já que isso impactará nos resultados a curto, médio e longo prazo.

Dado o contexto, a importância da universidade corporativa está no fato de que ela é uma metodologia que pode ser implementada na empresa de modo que se torne parte de sua realidade e cultura organizacional. Ou seja, os treinamentos oferecidos ao time de colaboradores deixam de ser eventos especiais para se tornarem rotineiros.

Com isso, a empresa passa a usufruir de uma infinidade de benefícios, visto que a equipe de colaboradores se torna muito mais engajada, o senso de pertencimento ao time é aumentado, o que contribui com a redução do turnover.

Além do mais, os profissionais se sentem muito mais motivados para lidar com as suas funções dentro da organização, gerando mais produtividade, melhores resultados e muito mais satisfação ao cliente devido ao aumento da qualidade final dos produtos ou serviços comercializados.

Quais as diferenças entre a universidade corporativa e a universidade tradicional?

Não há um formato específico para a implementação de uma universidade corporativa, por isso as empresas podem diversificar suas metodologias. Tradicionalmente, os cursos são reunidos e ministrados por meio de uma plataforma de ensino à distância ou presencialmente, oferecendo oportunidades de crescimento aos colaboradores.

Nesse modelo, costuma-se oferecer conteúdos técnicos segmentados às diversas áreas que integram o negócio. Também são usados métodos conhecidos, como visitas de campo, dinâmicas em grupo e atividades de imersão.

Em outras palavras, a universidade corporativa, como consta no próprio termo, é um ambiente no qual o aprendizado tem como foco assuntos voltados para a realidade da empresa e do mercado atual.

Sendo assim, é correto dizer que a principal diferença entre esse modelo de ensino e as universidades tradicionais está no foco do conteúdo ministrado. As faculdades comuns trabalham de forma mais generalizada, enquanto as versões corporativas são centradas nas necessidades das organizações e em estratégias para que ela se consolide no mercado.

Qual é sua importância?

Implementar uma escola corporativa traz vários benefícios que impactam diretamente na competitividade do negócio e no desenvolvimento dos colaboradores. Entenda-os melhor a seguir:

  • Aprendizado personalizado: os cursos permitem que os colaboradores aprendam no seu tempo, podendo pausar as aulas e revê-las, além de assisti-las por diferentes dispositivos;
  • Redução de custos: custos de uma universidade corporativa são menores que uma tradicional, além de ser mais rápido para que o time absorva o conhecimento necessário;
  • Alinhamento do colaborador: além do conhecimento técnico, é possível aplicar treinamentos de habilidades sociais e interpessoais;
  • Atração e retenção de talentos: os colaboradores valorizam as empresas que investem no seu profissionalismo, minimizando a rotatividade de talentos.

7 tipos de cursos para a faculdade corporativa

Existem diferentes tipos de cursos que podem ser oferecidos em uma faculdade corporativa. Aqui estão alguns dos principais tipos de treinamento:

  1. Comportamental ou soft skills: concentra-se no desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentais dos colaboradores. Inclui aprimoramento de habilidades de comunicação, trabalho em equipe, liderança e outras essenciais para o sucesso profissional;
  2. Técnico ou hard skills: são ensinadas técnicas para o desempenho das funções profissionais. Pode abranger áreas como programação, vendas, atendimento ao cliente, gestão de projetos, entre outras;
  3. Desenvolvimento de liderança: voltado para o desenvolvimento das habilidades de liderança dos colaboradores, independentemente do cargo que ocupem;
  4. Motivacional: objetiva motivar os colaboradores e estimulá-los a alcançar seu máximo potencial. Pode envolver palestras, workshops e atividades interativas que promovam a inspiração;
  5. De integração ou onboarding: tem como objetivo fornecer as informações necessárias sobre a empresa, sua cultura, políticas e procedimentos. Ele ajuda um novo colaborador a se adaptar ao ambiente de trabalho e se tornar produtivo o mais rápido possível;
  6. De equipe: é direcionado para habilidades de trabalho em equipe e colaboração, fortalecendo a comunicação e a cooperação entre o time;
  7. Corporativo: abrange uma variedade de áreas. Pode incluir treinamentos relacionados à cultura organizacional, ética profissional, conformidade regulatória e mais.